No cenário da moda, o fato continua sendo a matéria-prima essencial para a elaboração do bom texto, da boa notícia

Lino Villaventura, SPFW (Arquivo Moda é Notícia)

A moda, como fenômeno sócio-cultural e elemento importante no mercado produtivo e de consumo, teve sempre a Comunicação como importante aliada. O Jornalismo, mais especificamente, contribuiu para que ideias nascidas nos ateliês, na indústria e, sobretudo, nas ruas, ganhassem difusão e escala.

Do impresso ao digital, passando por meios televisivos e de radiodifusão, a evolução tecnológica só colaborou para que a informação de moda circulasse mais rapidamente, indo em busca de uma audiência seletiva e cada vez mais bem informada. Nas últimas duas décadas, a informação salta do papel para a plataforma digital, podendo ser editada ao longo do tempo e acessada de qualquer lugar, a qualquer momento. 

Já não folheamos as páginas, mas rolamos os posts do site para que os textos (agora mais curtos), valorizados por imagens (estáticas ou em movimento) nos coloquem em dia com o que há de novo e o que vem por aí. A internet impregnou de velocidade a nossa realidade, inclusive a da moda.

A internet impregnou de velocidade a nossa realidade, inclusive a da moda.

O que não mudou foi a essência do processo: o fato continua sendo a matéria-prima da notícia. A apuração dos dados dará qualidade ao trabalho e riqueza ao conteúdo da matéria.

A boa imagem, por sua vez, seja foto ou vídeo, trará elementos informativos também. A menos que tenha sido feita pelo próprio entrevistado, a self terá o seu papel mais relevante nos perfis pessoais das redes sociais. Isto porque, no jornalismo de ontem, de hoje e de sempre, o repórter narra o fato em terceira pessoa, reúne dados que ele coletou ou alguém lhe contou. Há exceções; raras.

         Assim é o jornalismo e a realidade para quem atua na área. O protagonismo é de quem participou do fato, e não de quem está lá pra narrá-lo. Isto não quer dizer que distanciamento seja a regra; não. A sinergia é mais do que importante, seja na entrevista, seja no comentário sobre desfiles, por exemplo. Esta preocupação, no geral, vale também para o perfil da revista nas redes sociais.

         Já o perfil pessoal nas redes sociais é exatamente isto: pessoal. Falo, interajo, dialogo, opino, concordo, discordo, gosto ou não e faço questão que todo o mundo fique sabendo, simplesmente porque ali é possível dividir com os outros o protagonismo do fato. Aliás, é exatamente isto que se espera nestes comentários.

         O jornalismo – também de moda – traz a notícia bem apurada, elaborada a partir de uma técnica testada e aprovada, com o olhar experiente de quem a produziu. Este trabalho todo é insubstituível; mesmo em tempos efervescentes de redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *