Encontro de Arte e Design reunirá nomes em semana que promove a criação autoral

Os caminhos da moda, da arte e do design se entrelaçam. Isto acontece desde sempre. E para sempre.

O Estúdio Paola Müller promove, de 24 de junho até 1º de julho, mais um desses desejados encontros entre estas três áreas. Na verdade, quem visitar a mostra fará uma gratificante jornada dupla. Isto porque as gravuristas Kika Levy e Cris Rocha estão literalmente na porta ao lado e também integrarão a programação.

Mix criativo

Feito de idéias, habilidades e de olhar conduzido pelo prisma da contemporaneidade, o Encontro de Arte e Design reunirá nomes que fazem a diferença na criação autoral.

Nesta edição do Encontro, são dez nomes que contam histórias por meio de intervenções que transitam pelos diferentes territórios.

A artista e designer Bárbara Muller (@b.muller_) investe na proposta autoral para joias. A inspiração vem da região Norte, em peças produzidas a muitas mãos. A designer vai pelos caminhos da ourivesaria tradicional de bancada, passando por processos artesanais, como o das esculturas de madeira, misturando materiais reciclados com metais nobres.

Cris Rocha apresenta a nova série Moléculas (@crisrochaioschpe), composta por gravuras cujo conceito parte dos aspectos químicos e físicos da matéria. A artista explora a plasticidade das gotas d’água e das partículas, que ora se encontram, ora se repelem, dando origem a novas formas e combinações.

Já a arte de Heloísa Galvão (@estudioheloisagalvao) circula pelo território da porcelana líquida. Dando destaque à profundidade cromática, a criadora apresenta edição especial e limitada da Série Lagos. Intitulada Bordas, a linha brinca com peças e suas bordas que flutuam, formando desenhos.

Novos caminhos, traçados pela gastronomia e a arte da gravura

Kika Levy (@kikalevy) expande as possibilidades da gravura e abandona a clausura da perfeição, do padrão de cores e da verossimilhança entre os componentes de uma série. Erro, acaso e desvio de caminho consolidam a constante mutação de suas obras.

Paola Müller (@lolamuller), designer e uma das idealizadoras do Encontro, envereda com seus olhar contemporâneo pela arte têxtil. Para mostrá-la, ela traz tricôs, mantas e tapetes, produzidos a partir de fios importados, orgânicos e tingidos artesanalmente.

A aposta do Mercado Selvagem (@_mercadoselvagem) tangencia a gastronomia com vertentes naturais. Idealizado por Monique Vanni e Eduardo Colesi, o Mercado tem sua raiz na curadoria e no encontro sensorial com vinhos naturais e orgânicos. Os exemplares são produzidos por pequenos produtores que se destacam pelo respeito à natureza e ao bem estar da comunidade. O Mercado Selvagem faz, assim, um resgate de variedades ancestrais.

A moda atravessando caminhos

Taty Takasse (@tatytakasse) fala de moda por meio do bordado. Um bordado que é aplicado, livremente e sem esboços, como uma pintura sobre o tecido. As cores dos fios se misturam e, assim, vão contanto histórias. Peças básicas, revestidas de imagens soltas e delicadas, ganham aplicações tridimensionais e, com isto, novo valor. A composição dos novos padrões se faz com linho, estampas do tipo vintage e camuflados.

Vem também da moda a proposta de Karina Mondini e a sua Tela Studio SP(@telastudiosp). A designer se une a um grupo de artesãos para a construção de peças atemporais, feitas para atender à dinâmica da vida urbana. Cores e estampas aparecem em tecidos nobres, naturais, como o linho, o algodão e a seda, além dos artigos que vêm da reciclagem das linhas de decoração.

Já a raiz da criação de Vicente Lo Schiavo (@vicenteloschiavo) é o Japão, onde a técnica Shou Sugi Ban transforma a madeira há milênios. Por este processo ancestral de queima da madeira, a base ganha tom escurecido e resistência. A partir daí surgem formas escultóricas, orgânicas, inspiradas nas árvores do nosso Cerrado. Bioma ameaçado, o Cerrado é referência e fonte de questionamento na proposta de Lo Schiavo.

Música inspiradora e workshops

Odaya, de John Evans

O ambiente de arte, moda e cultura complementa-se com a trilha do Odaya (@odaya), de John Evans. O conjunto de experimentos sintetiza, sem pressa, os elementos do ambiente em músicas com múltiplas referências. Blues, house, new soul e eletrônico embalam o Odaya.

Por fim, Cris Rocha e Kika Levy oferecem workshop de gravura em metal com técnicas de água forte e água tinta. Cada participante terá uma gravura impressa para levar para casa. As oficinas serão nos dias 30 de junho (das 10h às 18h) e no dia 1º de julho (das 10h às 12h), pelo valor de R$ 300,00 (material incluso).

Fique ligado no Moda é Notícia para acompanhar outros lances deste evento.

Encontro de Arte e Design

De 24 de Junho a 1º de Julho de 2023

Estúdio Paola Müller

Rua João Moura 503 – Pinheiros – SP

Horário: das 11h às 20h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *