Talentos, nascemos com eles e os aprimoramos ao longo da vida. Mas há também cursos bem elaborados e focados, como o de Design de Moda da Unip, que mostram caminhos para os jovens designers


Novos talentos e novos nomes da moda estão despontando para o mercado. Eles se apresentaram – em grande estilo! – na passarela do Teatro Unip, no Paraíso. Ao todo 80 jovens criadores, de diferentes etapas do curso de Design de Moda da Universidade Paulista (Unip), recorreram aos clássicos do cinema para dar forma, volume, cores e estilos às suas criações.
Sob a coordenação do Prof. Haroldo de Souza – e o incontestável apoio da Reitora da Universidade, Sandra Miessa –, os alunos mostraram que os clássicos das telas podem ganhar interpretação contemporânea e conquistar espaço no mercado.
Uma passarela e muito potencial
Ao longo do semestre, os alunos de primeiro e segundo semestres dedicaram-se ao estudo e à recriação de figurinos clássicos, respeitando características de época, linguagem visual e construção técnica. O desafio envolveu transformar referências cinematográficas em peças reais, compreendendo processos de modelagem, costura, acabamentos e leitura estética.
Formação técnica e recriação de figurinos clássicos
Os estudantes de terceiro e quarto semestres, por sua vez, foram convidados a dar um passo além, desenvolvendo coleções comerciais, voltadas a mulheres e crianças, inspiradas no memorável catálogo cinematográfico. O exercício propôs a tradução dos códigos visuais do cinema para a da moda atual, equilibrando criatividade, pesquisa e foco de mercado.
Inspiração hollywoodiana no processo criativo
O coordenador do curso, Haroldo de Souza, avisa que o trabalho realizado pelos alunos durante o semestre foi um exercício de pesquisa, análise e criação tendo Hollywood como inspiração. Alta Sociedade, Bonequinha de Luxo, Casablanca, Cleópatra, Doutor Jivago, E o Vento levou, Gilda, Grease, Romeu e Julieta, Titanic foram os selecionados para esta edição.
Do cinema à passarela contemporânea
O desafio foi transpor para a passarela atual o que, em determinado momento, deu vida a figurinos de sonhos… Missão dada, missão cumprida! Os jovens talentos Unip percorreram com o olhar as histórias mostradas nas telas e trouxeram para o presente o que era uma ideia, transformando-as em modelos que podem vir a ser reproduzidos em série. Por que não!
Materiais, técnicas e refinamento estético
Os trabalhos exploram materiais nobres, como veludo, seda, zibeline, crepe, rendas, e técnicas específicas, como bordados, plissados, drapeados miçangas, cristais e macramê, tudo na dose certa.
Premiação e celebração institucional
A noite do desfile foi também ocasião para a entrega do V Prêmio Unip Design de Moda às melhores criações, com motivadora premiação em espécie. Foi também um marco nas comemorações dos sessenta anos do Objetivo, a marca que dá nome ao Grupo, um dos maiores e mais completos complexos educacionais do Brasil, que abrange desde a educação infantil até a pós-graduação.


